Notícias - DRD SISTEMAS


(27) 3067-6295

Notícias

FIQUE ATUALIZADO COM A DRD SISTEMAS
CRC - Central de Informações do Registro Civil
Terça-Feira, 11 de Junho de 2013
fonte: DRD SISTEMAS

A CRC, disponível por meio da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados da ARPEN/SP, foi instituída no Espírito Santo pelo Provimento 41/2013.

O objetivo dessa central é a emissão de forma totalmente eletrônica das segundas vias dos atos de Nascimento, Casamento, Óbito, por meio de pesquisa nos índices ou pedido manual, basicamente as serventias enviarão seus índices, tornando possível que um Cartório em São Paulo solicite uma segunda via de um Cartório do Espírito Santo e vice e versa, de forma rápida e segura.

Funciona da seguinte forma, o cidadão chega ao balcão do Cartório e solicita uma segunda via, com os dados informados pela parte, o Cartório A faz a busca na CRC, e ao localizar o Cartório detentor do registro, faz a solicitação, o Cartório B recebe essa solicitação, verifica o Livro e procede com a emissão da Certidão, o Cartório A recebe a Certidão assinada eletronicamente, faz a impressão da mesma e a entrega ao solicitante.

O Cartório A recebe o valor total do cidadão e repassa pela própria CRC o valor destinado ao Cartório detentor do registro, nesse processo será cobrado o valor da emissão da Certidão pelo Cartório A e a materialização pelo Cartório B.

Com a CRC, ganha o cidadão em relação à praticidade e economia e ganham as serventias, pois serão capazes de emitir em conjunto, certidões de diversas localidades do brasil.

Os Cartórios do Espírito Santo que utilizam o DRD Registro Civil, já estão enviando as cargas pois desde o dia 02/06/2013 o sistema já se encontra devidamente atualizado.

Segundo Jeferson Miranda, Notário e Registrador Civil do Cartório de Registro Civil e Tabelionado de Iúna, o processo de envio é muito simples, visto que os dados já estão no sistema, bastando alguns clicks para enviar as informações, ainda segundo Jeferson, que participou ativamente do Projeto piloto do Selo Digital, agora concretiza-se um dos objetivos do Selo Digital, que era permitir a emissão eletrônica das certidões.

João Soares Fernandes, Notário e Registrador Civil do Cartório Antônio Maria, distrito de Carapina, em Serra, recebeu com grande entusiasmo a CRC, pois segundo ele, a procura por Certidões de outros estados é grande.

Maiores detalhes podem ser encontrado no Provimento 41, publicado no dia 28 de maio de 2013.

 

drd sistemas
Fale Conosco

Tel: (27) 3067-6295
Fax: (27) 3067-6295
Contato: drd@drdsistemas.com.br
Suporte: suporte@drdsistemas.com.br

Perguntas Frequentes

Você possui alguma dúvida sobre como contratar nossos serviços ou questões de viabilidade técnica?

Perguntas e Respostas